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Anvisa suspende publicidade de suplemento de fibras
A Anivsa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (24) a suspensão da publicidade e divulgação do suplemento de fibras alimentares Xo Xuca.
O produto poderá continuar a ser fabricado e vendido, mas sem ações publicitárias, que prometem que as cápsulas à base de psyllium, chia e linhaça da marca podem substituir a "chuca" (ou "ducha higiênica", que é a lavagem com a introdução de pequena quantidade de água dentro do reto e do ânus).
De acordo com o órgão, a suspensão ocorre por conta dessa "propaganda enganosa" e de alegações terapêuticas para doenças, como no controle de glicemia e colesterol, diminuição de risco de doenças cardíacas, aumento de resistência às infecções e auxílio na perda do peso. "Tais determinações se aplicam a todos sites, bem como a todos ambientes de divulgação (mídias sociais, provedor de conteúdos, lojas digitais em plataformas eletrônicas de venda, etc.) sob responsabilidade da empresa", segundo a Anvisa.
A empresa informa que já vendeu "mais de 10 mil produtos" e recentemente seus fundadores, Geovani, Renan e Cristina Letenski, estiveram no programa “Shark Tank Brasil” e conseguiram um aporte de R$ 70 mil por 50% da empresa.
Sobre o assunto, a Xo Xuca enviou o seguinte posicionamento: "A Xo Xuca Suplementos Naturais LTDA esclarece que a resolução divulgada pela Anvisa no dia 24/10/2023 não compromete a composição e fórmula do produto, assim como a segurança do consumo, a fabricação e o comércio. A Xo Xuca ressalta que o órgão apenas apontou equívocos na campanha publicitária do produto e que nenhum cliente fora lesado. A Xo Xuca se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos".