Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Elon Musk lança prêmio milionário para reduzir impacto climático
O CEO da Tesla e da Space X, Elon Musk, lança a competição XPrize Carbon Removal, cujo desafio proposto é o de criar dispositivos que sequestrem permanentemente o dióxido de carbono, reduzindo o impacto das mudanças climáticas.
Financiado por Musk e pela Musk Foundation e organizado pela ONG XPrize Foundation, o XPrize Carbon Removal desafia designers e engenheiros ambientais a desenvolver uma máquina que extraia grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) diretamente da atmosfera. Esse, diga-se de passagem, é o trabalho que as árvores fazem brilhantemente.
O objetivo geral da disputa é produzir um dispositivo que possa remover um gigaton - um bilhão de toneladas - de CO2 da Terra por ano. De acordo com as estimativas do organizador, precisamos remover cerca de seis gigatoneladas por ano até 2030 e 10 gigatoneladas por ano até 2050 para atingir as metas definidas no tratado de mudança climática do Acordo de Paris.
A competição, que vai durar quatro anos, terá um fundo de prêmios de $ 100 milhões, com o vencedor geral recebendo $ 50 milhões, o segundo colocado $ 20 milhões e o terceiro $ 10 milhões.
De acordo com a XPrize Foundation, esse será o maior prêmio de incentivo da história.
"XPrize Carbon Removal tem como objetivo enfrentar a maior ameaça à humanidade - as mudanças climáticas - e reequilibrar o ciclo de carbono da Terra", diz a organização. "Esta competição de $ 100 milhões é o maior prêmio de incentivo da história, um marco extraordinário."
O vencedor do concurso precisará desenvolver um modelo em escala de sua solução de remoção de carbono e demonstrar que ele tem potencial para ser ampliado, atingindo a meta de um gigaton. Para permitir que as equipes desenvolvam dispositivos, a XPrize Foundation concederá US $ 1 milhão a 15 equipes, totalizando US $ 15 milhões, 18 meses após o início do concurso.
Todos os detalhes da competição serão anunciados em 22 de abril - Dia da Terra.