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Conheça os vencedores e o GP desta edição
Premiação do YouTube que reconhece as melhores campanhas na plataforma, o YouTube Works revelou os ganhadores de sua terceira edição. Neste ano, o anúncio foi feito durante o Brandcast, evento anual da companhia que destaca números, tendências, cases de marcas e alguns dos grandes criadores de conteúdo do YouTube. O encontro foi realizado no Pacaembu, em São Paulo, na noite desta quarta-feira, 21.
"Mais do que reconhecer grandes talentos e os melhores trabalhos de hoje, o objetivo do YouTube Works é inspirar e trazer insights para influenciar os projetos do futuro", declarou Aline Moda, head de agências do Google.
O grande vencedor desta edição foi o case “Deixa Fluir”, da Wunderman Thompson para a J&J (Sempre Livre e Carefree), trabalho desenvolvido também com J3, Spark, FleishmanHillard e Rpretas. A ação conquistou o Grand Play, que "celebra a campanha que melhor demonstra o poder de fazer o YouTube ser indispensável na vida das pessoas".
Para essa premiação, não é possível se inscrever. O título é atribuído a uma das ações inscritas em qualquer uma das cinco categorias que tenha se destacado pela eficácia, criatividade, inovação e pelo uso de dados. “Deixa Fluir” foi vitoriosa em duas categorias: Social Impact e Business Impact.
Saiba mais sobre o projeto aqui e aqui.
Os ganhadores do YouTube Works 2022 foram escolhidos por um júri composto por André Palis (CEO e Co-founder da Raccoon.Monks), Álvaro Garcia (VP de Marketing da Mondelez Brasil), Danielle Sardenberg de Carvalho (Superintendente Executiva de Marketing do Banco Santander Brasil), Felipe Silva (Sócio e Diretor de Criação da Gana), Felipe Simi (CEO/CCO da Soko), Ilca Sierra (Chief Experience Marketing Officer da Via), João Pedro Paes Leme (CEO e sócio-fundador da Play9), Lucia Bittar (Diretora de Marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil), Luciana Feres (Chief Marketing Officer da Descomplica), Luciana Haguiara (Diretora Executiva de Criação da Media.Monks), Simone Cesena (Diretora de Marketing Corporativo da SulAmérica), Stephanie Campbell (Chief Strategy Officer da Suno United Creators), e Washington Theotonio (Chief Marketing Officer da Americanas S.A.).
Confira abaixo os ganhadores das cinco categorias (e mais os finalistas):
Best Work with Creators (premia trabalhos que elevaram a parceria entre marcas e criadores a um outro nível) - “Expedição Enem”, da Artplan para Estácio (Grupo Yduqs). Foram finalistas “Black Friday Amazon”, da Rufus (Initiative) para Amazon, “Chevrolet Z71 - A picape feita para toda aventura”, da WMcCann e Isobar para Chevrolet (Commonwealth).
Business Impact (reconhece as campanhas que mais geraram resultados para o negócio, tanto em construção de marca quanto em vendas) - “#DeixaFluir”, de Wunderman Thompson, J3, Spark, FleishmanHillard e Rpretas para Johnson & Johnson. Foram finalistas: “Intervalo Oreo”, de Leo Burnett Tailor Made e Media.Monks para Mondelez, “Chevrolet Z71 - A picape feita para toda aventura”, da WMcCann e Isobar para Chevrolet (Commonwealth), e “Honda - The bike behind the scenes”, da Publicis para Honda.
Social Impact (reconhece campanhas que geraram uma modificação de comportamento e/ou mindset, contribuindo para a construção de uma causa social. São considerados cases que, por meio do YouTube, se provaram indispensáveis à diversidade, à inclusão e à causa ambiental) - “#DeixaFluir”, de Wunderman Thompson, J3, Spark, FleishmanHillard e Rpretas para Johnson & Johnson. Foi finalista: “Ostentação da Cultura”, da GUT e UM Agência de Mídia para Mercado Livre.
The Unskippable (premia os trabalhos que, de tão criativos, conseguiram prender a atenção e engajar o público ao ponto deles ignorarem o skip, com destaque para criações que envolvem novos formatos, como TVs conectadas) - “Nescafé: Respeito ao Tempo”, da DPZ para Nescafé. Foram finalistas: “Febraban - Pare e pense”, da ID\TBWA para Febraban, e “#DeixaFluir”, de Wunderman Thompson, J3, Spark, FleishmanHillard e Rpretas para Johnson & Johnson.
Meeting the moment (reconhece as marcas que foram ágeis para reagir a um contexto cultural) - “Nescafé: Respeito ao Tempo”, da DPZ para Nescafé. Foram finalistas “Febraban - Pare e pense”, da ID\TBWA para Febraban, e “#DeixaFluir”, de Wunderman Thompson, J3, Spark, FleishmanHillard e Rpretas para Johnson & Johnson.
Remuneração para Shorts e lançamento do Creator Music
Durante o Brandcast - que chegou a sua 8ª edição -, foram feitos mais dois anúncios. São duas novidades que vão valer a partir de 2023. Uma delas é a monetização de conteúdos pelo Shorts, formato curto que tem mais de 30 bilhões de visualizações por dia e é consumido por 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo. No ano que vem, os criadores de vídeos curtos poderão aplicar para participar do Programa de Parcerias do YouTube (YPP), que viabiliza a remuneração por conteúdos na plataforma. Eles poderão receber 45% da receita de anúncios gerada com o formato.
Para entrar nesse programa, um dos critérios será ter alcançado mais de 10 milhões de visualizações em shorts nos últimos 90 dias. “Esse modelo de monetização completa o que já existe na plataforma para os criadores”, disse Nathália Alves, diretora do YouTube para o Canadá e América Latina.
Nascida de um desejo de labels, gravadoras e artistas independentes de um lado e youtubers, de outro, a plataforma Creator Music pretende facilitar o licenciamento de música entre os detentores de direitos autorais e os criadores. Ela irá funcionar como um catálogo, dando acesso a obras para quem estiver interessado em poder usar uma canção em seu conteúdo. A plataforma irá gerenciar esse acesso e fazer a divisão de receitas.
O Creator Music está em testes nos EUA. A expansão do serviço para outros países se dará a partir de 2023.