arrow_backVoltar

Yummly

Whirlpool amplia atuação com app por assinatura

12.05.23

Após dois anos de preparativos, a Whirlpool apresenta para o público brasileiro um aplicativo de receitas customizável e que atende tanto amantes da gastronomia quanto pessoas que têm restrições na dieta. É o Yummly, primeiro serviço por assinatura da companhia a ser ofertado no país. Ele está disponível para iOS e Android. Tem uma versão básica e gratuita. E tem a assinatura mensal, que sai por R$ 9,90.

Detentora das marcas Consul, Brastemp e Kitchen Aid, a Whirpool amplia seu campo de atuação com o app. O Yummly já é oferecido nos EUA. A solução foi criada por uma startup e foi adquirida pela companhia em 2017.

Foram necessários dois anos de pesquisas e testes para o aplicativo ser lançado no país porque a empresa fez mais do que uma simples tradução. Havia mudanças importantes a fazer, desde a adoção das métricas comuns aos brasileiros até a substituição de ingredientes utilizados nas receitas do app em inglês que não seriam encontrados facilmente por aqui.

Mas também havia o desejo de aproximar o conteúdo do público por meio da oferta de alimentos que representam o Brasil. Para isso, a Whirpool movimentou um time que incluía consultorias, pesquisadores e cozinheiros. Até a Cordon Bleu foi acionada para ajudar nesse trabalho, contou Patrícia Pessoa, diretora de marketing e inovação da Whirlpool. Outro ponto que precisou ser adaptado foi o sistema de pagamento.

Todas as empresas vão ser empresas de tecnologia”, comentou Patrícia, explicando por que decidiu trazer o Yummly para o portfólio da companhia no Brasil. Ela salientou, porém, que o maior interesse não está em vender uma assinatura, e sim em estar perto do brasileiro.

Machine learning

Com mais de seis mil receitas, o app oferece cardápios e receitas conforme o gosto do usuário. Ao se cadastrar, a pessoa indica se tem preferências por um tipo de gastronomia: brasileira, italiana, asiática, churrasco e assim por diante. E informa se tem alguma restrição alimentar, seja por uma opção (caso, por exemplo, de veganos), por saúde (alergias e intolerâncias) ou gosto. O conteúdo apresentado ao assinante é aprimorado por machine learning.

O Yummly salva receitas, mostra passo a passo com vídeos curtos e ajuda a organizar a lista de compras. Outras funcionalidades permitem exibir receitas com os ingredientes que a pessoa tem em casa e fazer planejamento alimentar.

Por essas atribuições, ele representa para a Whirlpool um novo passo rumo ao mundo da IoT (Internet das Coisas). E também para outros mercados. Uma parte do trabalho da equipe técnica foi preparar o software para que ele possa “viajar” para qualquer lugar. Há recursos para tradução. “Ele poderá ser usado por outros públicos”, revelou Patrícia.

Campanha

Para comunicar a novidade para o público, a Whirlpool está preparando uma campanha digital, que possivelmente irá ao ar dentro de um mês. A criação é da Accenture Song. A expectativa da empresa é ter, no primeiro ano do serviço, uma base de aproximadamente 20 mil assinantes.

Novo projeto

A companhia está investindo em mais um projeto de inovação que também poderá ser um serviço para o consumidor. Ele está em fase de testes. É o Second Hand, que integra as propostas de sustentabilidade da empresa.

A Whirlpool está incubando o projeto, que pretende ajudar o consumidor que quer trocar alguns eletrodomésticos. Por meio do Second Hand, é possível negociar uma geladeira usada para viabilizar a compra de uma nova e dar um destino mais sustentável ao antigo equipamento.

Yummly

/